20/08/2021 - 4 artistas do videodance que você deveria conhecer


1- Tanin Torabi

Dividindo seu tempo entre seu país natal, o Irã e a Irlanda, Tanin Torabi coloca corpos em movimento em espaços de pedestres como uma forma de reescrever regras faladas e não faladas de engajamento. Em seu filme premiado de 2017, The Dérive, Torabi se move por um mercado movimentado em Teerã, a câmera captura as reações dos espectadores. Dançar é proibido no Irã, se interpretado como ofensivo ou indecente.

VÍDEO: https://vimeo.com/475002876 

2- Juel D. Lane

O coreógrafo de Atlanta Juel D. Lane tem sido uma presença constante nas cenas de dança de Nova York e Atlanta por quase duas décadas.Seu filme estreou no "BronzeLens Film Festival " em 2020. O filme se concentra na seção de duetos entre dois homens, ajudando a preencher um vazio de histórias de amor queer entre homens negros na mídia.

VÍDEO: https://youtu.be/-7kPLOKzhH8 

3- Katherine Helen Fisher and Shimmy Boyle/Safety Third Productions

A "Safety Third Productions", sediada em Los Angeles e Nova York, é ideia da dançarina e diretora Katherine Helen Fisher. Ela fundou a empresa em 2013 com o diretor de fotografia e escritor Shimmy Boyle, criando trabalhos nas áreas de videoclipes e conteúdo de marca para empresas como Microsoft e Chobani. Um de seus objetivos é apoiar o trabalho de mulheres artistas, defendendo salários justos e condições de trabalho nos campos da dança e do cinema.

VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=a7FyPSTwxrs 

4-  Sarah Friedland

O trabalho da coreógrafa e diretora Sarah Friedland, residente na cidade de Nova York, existe na "intersecção de imagens em movimento e corpos em movimento". Seus filmes costumam apresentar movimento pedestre realizado por dançarinos e não dançarinos de maneiras que destacam o significado social, cultural e político do movimento.

VÍDEO: https://vimeo.com/452424986 

Voltar