10/09/2021 - Com dança e ancestralidade, Plataforma Lança de Cabocla estreia no Zona de Criação neste sábado (11/9)


O projeto Lança de Cabocla, com o trabalho 'Assombros e Travessias' é um dos episódios da segunda temporada da série Zona de Criação, idealizado pelo Centro Cultural Porto Dragão - equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e gerido pelo Instituto Dragão do Mar, que fomenta a produção de conteúdo através da criação e realização de obras artísticas em formato audiovisual. 

Confira aqui a playlist com os episódios da nova temporada do Zona de Criação
https://youtube.com/playlist?list=PLgsmJdplSsCFTfUw4t4HxkbIxNZ8FgbKn

“Lança de Cabocla” é um projeto de criação em dança que propõe um trabalho com outras cosmologias e seres interessantes que têm uma perspectiva sobre a existência. O grupo é formado pelos artistas/performers Tieta Macau e Abeju, e suas apresentações levam a sonoplastia de Elton Panamby. 

O espetáculo lança mão da pesquisa em dança, envolvendo as plantas de proteção e as danças de caboclo, apresentando uma reflexão sobre o dançar de “macumba” que as pessoas possuem, às vezes sem saber. Leva também o público a pensar quais são as suas memórias e saberes ancestrais e o que de dança eles sabem e vivem.

TRABALHO EM REDE NOS EQUIPAMENTOS CULTURAIS

Cada vez mais, os equipamentos culturais vêm trabalhando em rede, atuando como pontes entre os trabalhos criativos desenvolvidos por artistas. É o caso do projeto Lança de Cabocla, que integrou o Laboratório de Dança da Escola Porto Iracema das Artes na edição 2020/2021, quando desenvolveu parte de sua trajetória e agora passa por uma etapa nesta relação com o audiovisual no Porto Dragão participando do Zona de Criação.

SOBRE “LANÇA DE CABOCLA”

Processo de criação que é também uma plataforma de encontros, que tem em seu corpo coletivo a interlocução de Tieta Macau, Abeju Rizzo, Elton Panamby (SP/MA) e Inaê Moreira (BA). Enquanto criação esteve em desenvolvimento nos Laboratórios de Criação do Porto Iracema das Artes, na linguagem de dança na edição de 2020. Enquanto plataforma e pesquisa, parte da intenção de criar em comum acordo com outras cosmologias e "seres interessantes que têm uma perspectiva sobre a existência."(KRENAK). Pesquisar um dançar com as plantas de proteção, aliada as danças de caboclo, dançar uma defesa preparada para um ataque. Dançar o quê de "macumba" as pessoas possuem às vezes sem saber, como as "Comigo ninguém pode" ou as "Espadas de são Jorge" nas portas de suas casas. Quais são as suas memórias e saberes ancestrais? O que de dança elas sabem e vivem? Pesquisa que continua a intencionar encontrar macumbarias dançantes maiores que o feitiço da pólvora e das políticas de morte (MBEMBE).

SOBRE O ZONA DE CRIAÇÃO

Idealizado e produzido pelo Centro Cultural Porto Dragão, o programa fomenta a produção de conteúdo audiovisual, experimentando a co-criação entre as diversas linguagens, resultando em uma programação cultural de qualidade,  além de gerar portfólios para os artistas.

Para assistir os episódios da primeira temporada do Zona de Criação, clique aqui
https://youtube.com/playlist?list=PLgsmJdplSsCEnNSbnntKRfvL5LQzxvfdJ

Foto: foto de pinheiro-projeto- "lança de cabocla"

SERVIÇO
Plataforma Lança de Cabocla
Zona de Criação - Episódio 04 - Temporada 02
Data
: 11/9 
Horário: sábado, 18h
OndeYoutube.com.br/PortoDragao 

  

Voltar