10/09/2021 - Dicas práticas para aliviar a tensão muscular - de forma eficaz


1- Identifique a sua tensão

Saber quando e como cultivar um bom envolvimento muscular e liberar a tensão inútil começa com o reconhecimento de onde você realmente mantém a tensão em seu corpo. A analista de movimento de Nova York, Deborah Vogel, recomenda o uso de um rolo de espuma para avaliar o que é macio. “Quando você tem tensão crônica, seu corpo começa a desligar o feedback neurológico para que você não sinta tanto”, diz ela. "A massagem com rolo de espuma pode abrir sua consciência somática para ver o que está acontecendo."

2- Respire 

Pode parecer que não, mas respirar de forma consciente pode te ajudar a relaxar seus músculos da forma adequada. Expandir o volume do corpo na inspiração e contrair na exalação - pode ajudar. Geralmente, na respiração não consciente fazemos o contrário.

3- Contração e liberação em equilíbrio

Encontrar a quantidade apropriada de engajamento muscular para uma ação específica é uma exploração constante do equilíbrio entre a contração e a liberação de grupos musculares recíprocos. É preciso tentativa e erro. “Quando os músculos estão sendo solicitados a fazer algo, eles devem ligar. Quando não, eles devem desligar”, diz Vogel. Trabalhe para envolver os grupos musculares corretos à medida que aprimora sua técnica.

4- Tensão muscular como ferramenta artística

A tensão muscular pode ser uma ferramenta poderosa para a expressão artística. Isso pode se manifestar por meio de gestos, expressão facial, parceria ou qualquer número de tarefas coreográficas. Mas só porque o movimento tem uma estética de tensão pelo drama ou pela pontuação, não significa que você realmente deva manter um excesso de tensão no corpo. Para o professor de dança e especialista em travas Dennis Danehy, o relaxamento é essencial para dar a impressão de que as articulações estão travando no lugar. “Se você ficar tenso, a energia não se moverá”, diz ele. "Você tem que ser capaz de ficar relaxado."

Fonte: dancemagazine.com

 

 

Voltar