13/09/2021 - Idealizado pela In Cena, evento on-line "Por trás da cena - Uma roda de conversas" reúne profissionais das artes cênicas em prol dos técnicos de cultura do Rio


Uma das áreas da economia mais intensamente afetadas pela pandemia do novo coronavírus, com o fechamento de teatros, cinemas, salas de concertos, casas de shows e galerias de arte, a indústria da cultura ainda está longe de uma recuperação completa. Entre 18 de setembro e 3 de outubro, a In Cena Casa de Artes e Produções promove o evento on-line “Por trás da cena – Uma roda de conversas” – uma série de seis encontros beneficentes com profissionais das artes cênicas em prol dos técnicos que fazem parte do Fórum Técnica RJ – profissionais de iluminação, eletricistas, cenotécnicos, roadies, microfonistas, maquinistas, operadores de som, camareiras e costureiras, entre muitos outros que atuam nos bastidores.

Com idealização e realização da In Cena – novo espaço no Rio dedicado às artes cênicas, com ênfase no teatro musical – os encontros têm como objetivo promover a troca de informações entre profissionais e estudantes, traçando um panorama atual do mercado e arrecadando doações para os técnicos do Fórum Técnica RJ. As seis rodas de conversas acontecem em três finais de semana (dias 18, 19, 25 e 26 de setembro, e 2 e 3 de outubro), sempre às 10h, pelo YouTube. Para participar, basta se cadastrar gratuitamente no site: http://incena.art.br/rodas – onde também estão disponíveis a agenda completa e os participantes de cada encontro. Ao se inscrever, a pessoa recebe o link para o bate-papo escolhido e os dados para uma contribuição voluntária, em qualquer valor desejado (a quantia sugerida é de R$ 20 por roda).

Todos os convidados e mediadores das rodas são profissionais que atuam no teatro musical como atores, diretores gerais, diretores musicais e coreógrafos. Os participantes estão disponibilizando suas agendas gratuitamente para o evento. Entre os temas das rodas estão: “Olhares sobre o teatro musical brasileiro”, com mediação de Rafaela Amado e participação de Soraya Ravenle, Alfredo Del-Penho e Rodrigo França; e “Só ouvidos para direção musical no teatro musical”, com mediação de Alexandre Queiroz e os convidados Carlos Bauzys, Marcelo Castro e Delia Fischer.  

Criado em 2020, o Fórum Técnica RJ (@forumtecnicarj) é uma organização com intuito de ajudar os trabalhadores da área técnica da cultura. Toda a verba arrecadada no evento “Por trás da cena – Uma roda de conversas” será revertida na compra de alimentos que serão entregues por meio de um vale alimentação. O objetivo é beneficiar mais de 350 profissionais que trabalham nos bastidores da cultura carioca.

AGENDA

Data18/09 (sábado) 
Horário: às 10h
Tema: Canto, preparação vocal e saúde no teatro musical
Mediador: Anna Priscilla Lacerda
Convidados: Mirna Rubim, Luciana Oliveira, Hugo Kerth, Amélia Gumes

 

Data: 19/09 (domingo) 
Horário: às 10h
Tema: Panorama: o coreógrafo e o bailarino no musical
Mediador: Clara da Costa
Convidados: Gabriel Malo, Allonso Barros, Chris Matallo

 

Data25/09 (sábado)
Horário: às 10h
Tema: Só ouvidos para direção musical no teatro musical
Mediador: Alexandre Queiroz
Convidados: Carlos Bauzys, Marcelo Castro, Delia Fischer

 

Data26/09 (domingo) 
Horário: às 10h
Tema: O autor: cocriando histórias
Mediador: Tauã Delmiro
Convidados: Duda Rios, Pedro Henrique Lopes, Vitor Rocha

 

Data02/10 (sábado)
Horário: às 10h
Tema: Trajetória do ator de musical: audição, estudo e preparo
Mediador: Diego Montez e Myra Ruiz
Convidados: Matheus Ribeiro, Andrezza Massei, Bianca Tadinni, Betto Sargentelli

 

Data: 03/10 (domingo) 
Horário: às 10h
Tema: Olhares sobre o teatro musical brasileiro
Mediador: Rafaela Amado
Convidados: Soraya Ravenle, Alfredo Del-Penho, Rodrigo França

SOBRE A IN CENA CASA DE ARTES E PRODUÇÕES

Um espaço para aprender, trocar experiências, se aperfeiçoar, sem deixar de se sentir em casa. Essa é a proposta da In Cena Casa de Artes e Produções  www.incena.art.br – que, um ano após iniciar suas atividades de forma remota, inaugurou sua sede em julho, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Com direção artística de Marcella Bártholo e coordenação pedagógica de Gabi Levask, a In Cena oferece oficinas, práticas de montagens e mentoria, que abraçam múltiplas vertentes das artes: teatro, teatro musical, dança e música. Em uma espaçosa casa reformada de mais de 400 metros quadrados, a In Cena conta com quatro salas (Bibi Ferreira, Fernanda Montenegro, Ruth de Souza e Amazonas), um estúdio (batizado de Gonzaguinha), camarim, vestiários e um amplo terraço – um local de convivência a céu aberto.

Voltar