22/09/2021 - Teatro Sérgio Cardoso recebe espetáculo de dança Novas Singularidades, com montagem vídeo-mapeada a partir de co-criação internacional


Dirigido por Luiz Fernando Bongiovanni (Mercearia de Ideias - São Paulo), Ana Maria Sousa Leitão (TuDanzas - Barcelona) e Ricardo Cançado (Darkligth Studio), o espetáculo de dança Novas Singularidades tem viés colaborativo internacional e conta com novas tecnologias proporcionadas pelo edital Iberescena. O processo de cocriação desta obra interdisciplinar incorpora a tecnologia virtual e a torna uma dança vídeo-mapeada. A curta temporada presencial no Teatro Sérgio Cardoso (Sala Paschoal Carlos Magno), equipamento vinculado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerido pela Amigos da Arte, começa dia 24 de setembro, sexta-feira, às 19 horas.
 
O mote de colaboração é a troca de impressões - e principalmente questionamentos - a respeito do sujeito contemporâneo, seus anseios, desejos, e a teia de ocorrências, desejos, expectativas, conflitos e carga genética que o configuram. O ponto de partida é, sempre, uma reflexão pessoal dos artistas e a possibilidade de identificação e compartilhamento com o público que irá presencialmente ou virtualmente se relacionar com o trabalho.
 
Em um mundo cada vez mais digital, seja causado pelo avanço esperado das novas tecnologias ou pela aceleração consequente à pandemia de Covid-19, o fato é que estamos reconfigurando os modos de pensar o mundo e as relações. Este trabalho, desenvolvido através de estratégias digitais e apresentado de modo simultâneo no Brasil e na Espanha, constrói possibilidades de existência das artes cênicas em uma nova realidade que se pretende múltipla, simultânea, real e virtual.

Foto: Divulgação

SERVIÇO
Novas Singularidades
 
Data: Temporada: De 24 de setembro a 3 de outubro
Horário: sexta e sábado, às 19h; e domingo, às 16h
Local: Teatro Sérgio Cardoso - Sala Paschoal Carlos Magno
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) – R$ 10,00 (meia entrada) https://site.bileto.sympla.com.br/teatrosergiocardoso/
Duração: 50 min
Classificação indicativa: Livre

Ficha Técnica
Co-produção Iberescena
Direção Geral: Luiz Fernando Bongiovanni Martins (Brasil)
Co-direção: Ana Maria Sousa Leitão (Portugal)
Assistentes de Direção: Alice Hard (Espanha) e Lumena Macedo (Brasil)
Artistas: Brasil - Rivaldo Ferreira, Carolina Verzolla, Ayumi Hanada, Jean Valber e Valdir Zeller. Espanha - Agnes Balfegó Brull, Anahia Castro Rodriguez, Julie Tartaglia, Sara Pacini Babot e Sara Sanchez
Criação Audiovisual: Telenoika e Darklight Studio (Espanha/Brasil) | Vj Eletroiman, VJ Letícia Pantoja e Vj Gago.
Iluminação: Lígia Chaim
Trilha Sonora: Sérgio Soffiati e Luiz Fernando Bongiovanni
Designer Gráfico: Veruska Almeida/ Oficina do Sr. Rubens (Brasil)
Produção: Corpo Rastreado (Brasil) e Tudanzas (Espanha)
 
Sobre a Amigos da Arte

A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão dos teatros Sérgio Cardoso e de Araras e do Museu de Diversidade Sexual (MDS), trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo difundir a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus mais de 15 anos, a entidade desenvolveu 58 mil ações que atingem mais de 25 milhões de pessoas.
 
Sobre o Teatro Sérgio Cardoso

Localizado no boêmio bairro paulistano do Bixiga, o Teatro Sérgio Cardoso foi inaugurado em 13 de outubro de 1980, com uma homenagem ao ator. Na ocasião, foi encenado um espetáculo com roteiro dele próprio, intitulado “Sérgio Cardoso em Prosa e Verso”. No elenco, a ex-esposa Nydia Licia, Umberto Magnani, Emílio di Biasi e Rubens de Falco, sob a direção de Gianni Rato. A peça “Rasga Coração”, de Oduvaldo Viana Filho, protagonizada pelo ator Raul Cortez e dirigida por José Renato, cumpriu a primeira temporada do teatro. Em 2020, o TSC cumpriu 40 anos de atividades, tendo recebido temporadas importantes de todas as linguagens artísticas e em novos formatos de transmissão, se consolidando como um dos espaços cênicos mais representativos da cidade de SP.
 
Redes Sociais TSC
Instagram | Facebook | Site

Voltar