30/09/2021 - Grupo sul coreano faz apresentação com "dança que ressoa com a alma" durante a Bienal do SESC São Paulo


Um tanto quanto diverso, o grupo de dança sul coreano 99 Art Company traz pela primeira vez ao Brasil um estilo um tanto quanto diferente de dança.

Sob o lema ‘’dança que ressoa com a alma’’, o diretor artístico Jang Hye-rim une na apresentação elementos da tradição e modernidade sul coreana.

Em parceria com o Centro Cultural Coreano no Brasil (@Kccbrazil) e o SESC São Paulo, o principal objetivo das apresentações é mostrar para o público brasileiro, as diferentes formas de expressões artísticas da Coreia e como a tradição milenar do país pode se unir graciosamente com a contemporaneidade.

O espetáculo Abismo, de 2016, resulta paradigmático nesse sentido. O caráter inato das raízes culturais é expresso no palco enquanto cada indivíduo em cena é refletido por meio de um veleiro – barco de papel à maneira do origami, fixado à mão de seis das sete bailarinas – para expressar a emoção do han, a sensibilidade por excelência, palavra usada para descrever ressentimento ou tristeza profundamente arraigados no mar da alma.

A música é pano de fundo para o fluxo de movimentos, como na instrumental Howl (Uivo), do projeto Jónsi & Alex, ou seja, o guitarrista islandês Jón Þór Birgisson, da banda Sigur Rós, e o músico estadunidense Alex Somers, cujo colchão sonoro etéreo expressa han em uma ampla gama de perspectivas.

Uma curiosidade sobre o evento é a sua presença no digital, onde posteriormente será possível assistir ao Workshop de dança pelo canal do Youtube do Centro Cultural Coreano e ainda ganhar brindes pelo Instagram do próprio Centro.

Foto: 99 Art Company / Divulgação

SERVIÇO
"Bienal de Dança SESC”
Data
: 05/10
Horário: 21 horas
Sitebienaldedanca.sescsp.org.br
LocalYoutube do SESC SÃO PAULO
EVENTO GRATUITO
Workshop de dança disponível no Youtube do Centro Cultural Coreano

Sobre o Centro Cultural Coreano no Brasil

Desde 2013 o Centro Cultural Coreano no Brasil tem como objetivo apoiar o intercâmbio cultural entre os países, trazendo para o público brasileiro informações concisas, cursos de língua coreana, aulas de Taekwondo e culinária, eventos musicais e exposições sobre diversos temas relacionados à Coreia do Sul.
Em suas redes sociais, especialmente no Youtube, no canal do Centro Cultural Coreano ( kccbrazil), atualmente com quase 47 mil inscritos, é possível acessar conteúdos didáticos e divertidos sobre cultura e muito mais.

Sobre a 99 Art Company

A 99 Art Company é uma organização que cria uma nova dança coreana, a qual conecta tradição e modernidade sob o lema de ‘’dança que ressoa com a alma’’. Com o diretor artístico Jang Hye-rim como elemento central, artistas de diversas áreas trabalham juntos para realizar belas atividades artísticas com 1% de inspiração e 99% de dedicação. Com uma consciência temática do valor ontológico humano, eles desejam compartilhar energia com muitos públicos por meio do trabalho de desenhar a história de nossas vidas através da dança. Seus principais trabalhos incluem ‘’ ??? / Breathing Swing’’ (2014), ‘’ ?? / Abyss’’ (2016), ‘’ ?? / Silence’’ (2016), ‘’Mark 7:34’’ (2018), ‘’ ??? ? / The Land of Roses’’ (2018), ‘’ ?(?) / Ritual’’ (2019), ‘’ ?(?) ll- ? / Ritual 11 – Dream’’ (2021).

Voltar