22/11/2021 - "Tempo de dançar III" - Companhia DE BALLET DALAL ACHCAR


A tradicional Companhia DE BALLET DALAL ACHCAR, retorna as atividades com um repertório eclético- do clássico ao contemporâneo mais avançado, em obras de importantes coreógrafos nacionais e internacionais no palco do Teatro Riachuelo Rio, no dia 27 de novembro, comemorando os cinco anos do espaço, em o “Tempo de dançar III”.  

A Cia de Ballet Dalal Achcar, foi criada na década de 60 para expandir a dança por todo Brasil e ganhar visibilidade internacional, permitindo assim que o mundo descobrisse a potência artística da dança brasileira. O espetáculo “TEMPO DE DANÇAR III”, marca o retorno da cia às atividades e permite ao público descobrir jovens talentos brasileiros da atualidade da dança. Encenando clássicos e contemporâneos, a cia irá apresentar um espetáculo único, capaz de atingir um público amplo e variado. O espetáculo conta com a participação da artista Márcia Jaqueline, Primeira Bailarina do Theatro Municipal. A apresentação acontece no dia 27 de novembro, no Teatro Riachuelo Rio, um patrimônio cultural tombado, na Cinelândia, região central do Rio de Janeiro. Com a apresentação do ministério do Turismo e Instituto Cultural Vale, uma produção AVENTURA, realização da Associação de Ballet do Rio de Janeiro e Governo Federal. 

Dalal Achcar é uma bailarina brasileira, que aprimorou os conhecimentos em Paris, NY e Londres. Coreógrafa de grandes espetáculos, como o tradicional, e um dos mais montados em todo mundo, “O Quebra Nozes”. Foi ela quem criou o primeiro Curso Superior de Formação de Professores de Dança do Brasil, e quem trouxe os maiores nomes do Ballet Internacional e foi responsável por lançar a carreira de artistas brasileiros, como Ana Botafogo, Roberta Marques, Thiago Soares e Marcelo Gomes. 

A Cia de Ballet Dalal Achcar é a cia pioneira no incentivo a jovens bailarinos, abrindo caminho profissional para jovens de grande talento, escolhidos através de audições. No restrito mercado brasileiro a CBDA oferece uma das melhores oportunidades para profissionalização e aprimoramento de jovens bailarinos, adquirindo experiência em seu próprio país. 

Com a duração aproximada de 50 minutos o espetáculo “Tempo de Dançar III” conta com 18 bailarinos e um repertório diverso, composto por músicas de Alexander Bàlanescu, Philip Glass, Jacob do Bandolim e?Nino Rota - Wynton Marsalis. A coreografia conta com a colaboração de dois profissionais renomados:?Éric Frédéric e Ivonice Satie. Dalal Achcar?assina a direção artística e Mariza Estrella a direção técnica.? 

 Foto de Bernardo Cartolano

SERVIÇO
CIA DE BALLET DALAL ACHCAR, “Tempos de Dançar III”  

Data: 27 de novembro de 2021
Horário: Sábado - às 11h  
Local: Teatro Riachuelo Rio 

INGRESSOS (presencial e site Sympla): 

  • Plateia vip, Plateia e balcão nobre – R$60,00 
  • Balcão simples – R$10,00 

Acessehttps://bileto.sympla.com.br/event/69831/d/114263 
Lotação presencial: 1000 lugares 
Classificação: Livre 
Duração: 50 minutos 
Produção: Aventura 
Evento: Digital – Transmissão gratuita no canal do YouTube do Teatro Riachuelo por 48h  

Ficha Técnica: 

Diretora Técnica – Mariza Estrella 
Maître de Ballet e Coreógrafo – Éric Frédéric 
Professora, ensaiadora e remontadora – Elizabeth Alexandre 
Professores convidados – Stéphane Phavorin e Teresa Augusta 
Coordenadora e professora bolsistas – Camila Pinheiro 
Pianista - Eduardo Neves 
Chefe de Costureria – Lucas Pereira 
Camareiras - Tânia Regina e Graziele de Freitas 
Professores bolsistas – Jefferson Florêncio e Paula Albuquerque 
Produtora - Juliana Henriques 
Assistente de produção – Rebeca Carvalho 
Coordenadora Técnica - Gláucia Avanzini 
Copeira – Emilce Arantes de Souza 
Bailarina convidada – Márcia Jaqueline 
Bailarinos: 
Beatriz Loureiro 
Cristian Aguilar 
Daniel Oliveira 
Gabriel Martines 
Gabriela Sisto 
João Luis da Matta 
Jônatas Itaparica 
Lais Lourenço 
Lívia de Castro 
Maria Osório 
Marlon Sales 
Matheus Benevides 
Monserrat Chamorro 
Tatiana Bezerra 
Thaís Cabral 
Trislane Martins 
Victória Bellei Borges 
Wallace Guimarães 
Agradecimentos especiais: 
Marcos Duprat 
Stéphane Phavorin 
Marcia Wechsler 
Teresa Augusta 
Cícero Gomes 

Instituto Cultural Vale:?O Instituto Cultural Vale é um instrumento de transformação social com o propósito de fomentar o desenvolvimento das expressões artísticas e de democratizar o acesso e a produção de arte e de cultura. Com o objetivo de gerar impacto positivo na vida das pessoas e construir um legado para futuras gerações através da produção cultural, tem, sob sua gestão, mais de 140 projetos criados, apoiados ou patrocinados pela Vale em 24 estados e no Distrito Federal para execução em 2021. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios. São quatro museus e centros culturais com visitação gratuita, atuação junto a escolas e organizações sociais, com identidade e vocação próprias:?Memorial Minas Gerais Vale (MG),?Museu Vale (ES),?Centro Cultural Vale Maranhão (MA)?e?Casa da Cultura de Canaã dos Carajás?(PA). Fechados temporariamente desde março de 2020 em função da pandemia da Covid-19, estes espaços mantêm programação online gratuita em seus canais próprios, para conservar vivo o diálogo com seus públicos.? 

 

Voltar