24/11/2021 - Festival Atos de Fala abre convocatória para artistas da performance


Atos de Fala é uma plataforma artística que investiga a relação entre corpo, texto e matéria através do formato de palestras-performances. Ao longo de dez anos e seis edições, o Festival assumiu e propôs diferentes ações, como comissionamento de performances, criação de seminário, laboratórios internacionais e programação de trabalhos relevantes ao desenvolvimento do gênero. Para a edição AdF.22 - Materializar os Impossíveis, Atos de Fala monta sua programação por meio de uma convocatória ibero-americana, em parceria com o Teatro do Bairro Alto, em Lisboa, o centro de criação NAVE, em Santiago do Chile, o Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, o Goethe-Institut Rio de Janeiro, o PPGDAn/UFRJ, a FAPERJ, o programa Iberescena, a Funarte, a Secretaria Especial da Cultura, o Ministério do Turismo e o Governo Federal.

As inscrições vão até o dia 30 de novembro através do site www.atosdefala.com.br, onde é possível encontrar também os critérios de seleção.

Podem se inscrever artistas performáticos nascidos em países ibero-americanos membros do programa Iberescena: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai.

Ao todo serão escolhidas seis palestras-performances para serem adaptadas ao formato online, sendo pelo menos uma no Rio de Janeiro e uma em Lisboa. Nestas localidades, os projetos selecionados poderão fazer uso de salas de espetáculos para realizar a gravação dos trabalhos. Cada apresentação ficará disponível para visualização online por 4 dias e o artista receberá a quantia de 4 mil reais (valor que engloba o cachê e eventuais custos de produção, captação e transmissão para a plataforma/canal do evento). O resultado da convocatória será informado em dezembro no site do Atos de Fala, bem como nas redes sociais (Instagram e Facebook) do Festival.

A comissão de seleção é composta por Ana Bigote (Teatro do Bairro Alto), Cristina Becker (Atos de Fala), Felipe Ribeiro (Atos de Fala), Marcelo Mucida (Atos de Fala) e María José Cifuentes (NAVE).

AdF.22 – Materializar os Impossíveis acontece entre os dias 19 de janeiro e 02 de fevereiro de 2022. As datas de cada performance serão acordadas junto à curadoria e à produção do Festival.

AdF.22 Materializar os Impossíveis

AdF.22 - Materializar os Impossíveis convida-nos a pensar ao largo do possível, nem só especulando nem apenas bastando-se na utopia, mas performando aquilo que sem poder acontecer, já acontece. As apropriações de fake news nas redes sociais parecem colocar desafios severos à capacidade de invenção. É também um momento de confrontarmos ainda mais a notícia falsa com a ficção. Enquanto as fake news se tornam uma estratégia de manutenção de poder autoritário, a ficção entra como uma forma de desestabilizar o conhecimento e a própria noção de sujeito. O que seria uma atuação em arte que aja divergindo do real, se descolando dele só para, em seguida, dobrá-lo sobre si mesmo? O que seria uma criação em arte que, sem arrefecer diante das possibilidades cerceadas, proceda de maneira fugidia a essa trama, materializando os impossíveis? Que outro regime vibracional é esse que escolhe a incoerência e se distancia das lógicas de causa e efeito?

Palestra-performance

O termo palestra-performance é bastante abrangente e, ao nosso ver, engloba performances que desafiem a oratória pública, que se relacionem com o texto de maneira concreta, que se façam da leitura uma experiência, que estejam atentas ao contexto em que acontecem percebendo-o como parte do significado da obra, que experimentem formas de fazer o corpo gerar texto e o texto gerar corpo. Divididas por um hífen, interessa-nos o contágio entre as palavras, como se uma se tramasse à outra, mantendo suas diferenças tanto quanto se tornam indissociáveis. Convidamos, assim, a submissão de obras que de alguma maneira se tramem nessas tramas.

Sobre o Festival Atos de Fala

Atos de Fala é uma plataforma de estudos e arte de performance que desde 2011 tem no formato de festival sua principal realização. Idealizado por Felipe Ribeiro e Cristina Becker, este evento toma seu nome emprestado do termo do linguista John Austin. Através dele percebemos a arte pelo que ela faz agir.

A missão é criar demandas por formatos híbridos, fortalecer o trânsito artístico e discutir assuntos de relevância global e local. Nestes dez anos de existência completamos seis edições com os seguintes motes: AdF.11 - Documentos e Intimidades; AdF.14 - Geografias da Diáspora; AdF.16 - Volta à Futuridade; AdF. crise – A Besta e o Soberano; AdF.19 – Escapar do Capataz; e atualmente AdF.22 – Materializar os Impossíveis. A cada edição o festival amadurece seus propósitos mantendo-se atento aos contextos nos quais está inserido e com os quais consegue estabelecer diálogo.

Foto de Renato Mangolin

SERVIÇO
Convocatória- Festival Atos de Fala 2022

Inscrições: 12 a 30 de novembro.
Onde: www.atosdefala.com.br
Valor: gratuito.
Público-alvo: artistas performáticos nascidos em países ibero-americanos membros do programa Iberescena: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai
Faixa-etária: a partir dos 18 anos

Voltar