14/12/2021 - Carlos Sugawara ministra curso on-line circense "Caminhos & Possibilidades" para profissionais das artes corporais


A partir de 17 de dezembro, estará disponível o curso “Formação Circenses Online: Caminhos & Possibilidade”, ministrado por Carlos Sugawara. O conteúdo será disponibilizado gratuitamente e as vagas serão através de inscrição no site do Circo Soul. Ao final do processo, haverá entrega de certificado de conclusão. A experiência promove o conhecimento técnico e artístico em circo com propostas metodológicas e didáticas para capacitar novos multiplicadores circenses e auxiliar profissionais do ensino das artes corporais.

O curso aborda os princípios para ensino circense, incluindo um breve histórico e o contexto do ensino de Circo e os diferentes perfis de profissionais para cada área. Na parte técnica, os temas tratados serão as bases e os fundamentos das acrobacias de solo e as aéreas, dentro de equilíbrios, com foco nos fundamentos do equilíbrio sobre mãos.

“Já faz um tempo que o mundo do ensino digital tem se tornado mais forte e presente no nosso dia-a-dia, mas pelo que temos visto e acompanhado, o circo, somente agora, devido à pandemia do covid19, está voltando seu olhar e atenção para essa ferramenta que temos à nossa disposição. Essa oportunidade proporcionada pelo ProAC LAB, é uma chance de compartilharmos mais conhecimentos e criarmos conexões com diferentes pessoas, fazendo com que o circo continue mais vivo e presente nas nossas vidas", destaca Sugawara.

Para valorizar e destacar o conteúdo, o curso oferecerá material em PDF, acompanhamento on-line dos selecionados, material em vídeo no YouTube para acesso de todos, lives em redes sociais e a presença de profissionais convidados. 

O projeto foi contemplado com PROAC LAB 58, de 2020.

Sobre Carlos Sugawara

Carlos Sugawara possui mais de 25 anos trabalhando profissionalmente nas artes, dedicando-se por mais de 18 anos, à trabalhos voltados às artes circenses e suas transversalidades artísticas, seja com teatro, dança ou música. Graduado em Música e Artes Cênicas pelo Instituto de Artes da Unesp possui formação internacional em Circo de nível superior, pela Ecole Nationale de Cirque de Montreal, onde também foi professor. É um dos fundadores da Circo Soul, junto com a artista Dani Barros e membro do Purple Cirque. Adquiriu vasta experiência no ensino circense trabalhando em diferentes cidades do Brasil e em outros países, principalmente voltado para formação e capacitação de artistas e professores de circo em âmbito nacional e internacional. Publicou três livros didáticos circenses (duas premiadas pela Funarte e uma lançada pela Phorte editora) e um ebook sobre duo tecidos além de ter sido premiado como artista em diversos editais como ProAC Expresso, ProAC LAB, Fomento Municipal e Funarte.

Foto: Divulgação

SERVIÇO
Acesso On-line.
Inscrições:
A partir de 17/12.
Investimento: Grátis.
Informações no Instagram: @carlos_sugawara

 

Voltar