× O ClickOnDance vai mudar! Em breve novidades sobre a nova experiência de aulas online que estamos preparando para você. Nosso portal segue com atualizações diárias e uma curadoria especial com dicas do mundo da dança. Acompanhe também nosso instagram: www.instagram.com/clickondance

08/02/2022 - Porto Dragão abre inscrições para oficinas de música e dança em fevereiro


Além dos projetos de criação artística, ações de formação cumprem papel estratégico para o fomento da cultura em nosso Estado. Em fevereiro, o Centro Cultural Porto Dragão, instituição cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza oficinas virtuais e gratuitas nas áreas de música e dança. As inscrições estão abertas através da plataforma Sympla.

Entre os dias 10 e 12 de fevereiro, das 19h às 21h, serão realizadas as masterclasses “Tambor e seus ritmos”, com o batuqueiro Marcello Santos, que há 36 anos estuda as tradições ancestrais de matriz africana. A oficina busca oferecer uma experiência única de transposição, de ritmo e de toques, além de uma imersão em um mundo de sons e histórias. Os encontros acontecerão via Zoom e as inscrições seguem até esta quarta-feira (9).

Já o curso “Vitalidades do movimento”, com a dançarina e artista audiovisual Rafaela Lima, acontece do dia 21 a 25 de fevereiro, e será dividido em dois turnos: pela manhã, de 9h às 11h e à tarde, das 14h às 16h. A atividade, que também acontece via Zoom, propõe exercícios de dança contemporânea com ênfase na ativação e consciência do corpo e da mente. As inscrições estão abertas até o dia 18 de fevereiro.

Ambos os projetos foram selecionados no Arte em Rede - Convocatória para seleção de projetos artísticos digitais, que faz parte de uma série de atividades que o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Estado e sua Rede de Equipamentos, geridos pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), vêm realizando com o objetivo de promover e movimentar a criação, difusão e economia artística e cultural do Estado.

Foto: Rafaela Lima/Divulgação

SERVIÇO

Oficina “Tambor e seus ritmos”
Com Marcello Santos

Data: 10 a 12 de fevereiro
Horário: das 19h às 21h
Onde: Aulas via Zoom
Inscrições gratuitas em www.sympla.com.br/portodragao 

Oficina “Vitalidades do movimento”
Com Rafaela Lima

Data: 21 a 25 de fevereiro 
Horário: de 9h às 11h e das 14h às 16h
Onde: Aulas via Zoom
Inscrições gratuitas em www.sympla.com.br/portodragao 

Sobre o curso e Rafaela  Lima

SINOPSE:
A virtuvivência "Vitalidades do Movimento" deseja partilhar proposições e exercícios de dança contemporânea com ênfase na ativação  e consciência do corpo/mente a partir da construção corporificada dos quatros elementos da natureza: terra,  água, ar e fogo sob uma perspectiva de pensamento e movimento decolonial.

MINIBIO:
Dançarina,Professora de dança , Artista audiovisual, Pedagoga pela Universidade Estadual do Ceará-UECE e especialista em Gestão Cultural pela Universidade Vale do Acaraú-UVA. É dançarina na Cia Balé Baião de Itapipoca-CE e artista docente de Dança na Escola Livre Balé Baião de Itapipoca (escolas da cultura do Estado do Ceará).

Voltar