× O ClickOnDance vai mudar! Em breve novidades sobre a nova experiência de aulas online que estamos preparando para você. Nosso portal segue com atualizações diárias e uma curadoria especial com dicas do mundo da dança. Acompanhe também nosso instagram: www.instagram.com/clickondance

08/02/2022 - Processo Seletivo Dança - Ingresso 2022 UFSM/RS


São oferecidas 78 vagas na Universidade Federal de Santa Maria, distribuídas nos cursos de Dança – Bacharelado, Música – Bacharelado, Música – Licenciatura Plena e Música e Tecnologia – Bacharelado. 

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS – DANÇA BACHARELADO

Sobre a Prova de Conhecimento Específico ? Sobre a Prova e sua estrutura (edição excepcional, dada a situação causada pela pandemia):

Esta prova tem como principal objetivo valorizar o seu conhecimento corporal e a sua escolha pelo Curso de Dança na modalidade Bacharelado. Este Curso se propõe a abrir caminhos para possibilidades plurais de trabalho com a Dança. Aqui não temos uma hierarquia de saberes. Acolhemos todas as histórias de corpo, com suas diferentes linguagens e “caminhanças”. Se você traz consigo uma bagagem acumulada por academias de dança, seja quais forem as abordagens e técnicas, ou se traz das escolas públicas, de fazeres populares ou da cultura viva, todas essas variedades de experiência são valorizadas e no Curso de Dança-Bacharelado/UFSM você poderá conhecer outras experiências com seus colegas e professoras/professores.

Para saber mais sobre o Curso de Dança Bacharelado e sobre a formação proposta, convidamos as pessoas interessadas às vagas a visitarem o nosso canal no YouTube - Acesse: Dança Bacharelado UFSM

Para maiores informações sobre nossas redes sociais e site: linkr.bio/52xxwq

  • A pessoa interessada em concorrer a uma das 15 vagas para o Curso de Dança Bacharelado da UFSM deverá - excepcionalmente em virtude da pandemia - realizar as seguintes etapas deste processo seletivo online:

Prova A - envio de vídeo online (Utilização da plataforma YouTube)

Prova B - entrevista síncrona (realizada pelo Google Meet com agendamento prévio)  

  • Estará automaticamente excluído do processo de seleção o candidato que

- não realizar toda a prova de conhecimento específico.

- obtiver nota inferior a 5,0 (cinco).

Prova A - Vídeo

Duração: de 3’ (três minutos) a 4’ (quatro minutos).

Postagem: poste o arquivo como vídeo não listado no Youtube cujo link deve ser inserido na aba ‘Informações Adicionais’, durante o processo de inscrição, conforme o item 6.1.4 alínea e da Seção II deste Edital. Copie o link gerado pelo Youtube e o teste antes de inseri-lo na página de inscrição.

Conteúdo: Gravar um vídeo dançando o que mais representa, a seu ver, o que você tem de especial. Este vídeo é mais livre pois queremos ver você dançando aquela dança que é sua e que diz da sua formação e gosto estético. Este vídeo deve ter no mínimo 3 minutos e no máximo 4 minutos. OBS: este vídeo deve e pode ser feito, preferencialmente, com a câmera de um celular. Ele deve ser gravado sem corte, ou seja, em plano sequência e não deve ser editado. Queremos ver como o seu corpo se movimenta e elabora as ideias através do movimento dançado.  

Você pode usar música, figurinos, acessórios, elementos cênicos. Mas o nosso maior interesse é ver como o seu corpo se movimenta e elabora as ideias através do movimento dançado. O vídeo deverá ser postado no youtube no modo “não listado” e para a sua inscrição você deverá enviar o link do seu vídeo no local indicado no portal de inscrição

Sugestões: Sugerimos que, antes de fazer a gravação, você estude o que você vai enviar. Por exemplo, antes de ir para a cena, faça um roteiro e/ou esquema, para então coreografar o seu trabalho. Ensaie várias vezes, teste a perspectiva da câmera. Depois grave, faça uma revisão e só então envie o vídeo. Lembre-se, ele não deverá ter edição.

Formato: A gravação deve enquadrar todo o trabalho e todo o corpo do participante.

O vídeo deve ser gravado na melhor qualidade possível e não pode apresentar edições (cortes, filtros, efeitos). O arquivo deve ser nomeado da seguinte forma ‘Prova A – n° do CPF – NOME.mp4’, conforme o exemplo Vídeo A - 12345678901 ANA LUIZA SILVA.mp4.

Importante! É de inteira responsabilidade do candidato verificar a integridade do seu vídeo antes de submetê-lo à banca, assim como é de inteira responsabilidade do candidato certificar-se de que o link para acesso ao vídeo está correto, funcionando durante todo o prazo do processo seletivo e de acordo com todas as especificações deste edital.

Prova B - Entrevista

Será realizada uma entrevista através de videoconferência agendada previamente para cada candidata/candidato. A ordem, o horário e o modo de acesso serão amplamente divulgados, tanto no portal da UFSM, como enviados para o seu email (atente-se de se informar corretamente). As entrevistas não serão remarcadas e os horários e ordens deverão ser seguidos sob pena de desclassificação caso você não compareça.

Essa entrevista será estruturada como uma conversa, na qual cada candidata/candidato terá a possibilidade de contar sobre suas experiências e interesses em relação à Dança e ao Curso. O tempo de duração será de no máximo 10 minutos para cada pessoa. A conectividade para a entrevista será de responsabilidade de cada participante, há certa tolerância, mas o tempo de cada entrevista não será ultrapassado.

OBS: Possíveis pontos para Entrevista:

a) Nos conte um pouco sobre o que você sabe sobre Dança!
b) Nos conte sobre suas experiências com a Dança até agora! Onde e o que já dançou, ou ainda, em quais lugares, grupos, escolas, etc… todas as experiências são válidas e muito bemvindas.
c) O que você espera desse curso de graduação?
d) Em que você pensa que o curso seja importante para sua formação? Como você acredita que sua experiência no Curso possa retribuir para a sociedade?

Atenção: Toda a Entrevista (Conversa) será gravada e a pessoa (candidata/candidato) deverá apresentar um documento de identificação com foto, falar seu nome e o número de seu CPF.  

Observação:

A Prova de Conhecimento Específico do Curso de Dança - Bacharelado objetiva valorizar os conhecimentos específicos do candidato, sem priorizar nenhum estilo, corrente estética ou técnica em detrimento de outros. Nesse sentido, o candidato interessado em se formar como bailarino bacharel em Dança poderá realizar a prova sem receio.

Candidatos com experiência em Dança de rua, afro-brasileira, capoeira, dentre outros, cuja intenção é se profissionalizar na Dança para bailarinos criadores, podem realizar a prova. Não será avaliado apenas o bailarino com experiência em balé, jazz, dança moderna ou outra linguagem. A prova é uma forma de verificar como o candidato se move dançando. Todo conhecimento e/ou experiência em Dança será considerado.

Informações pelo e-mail: cdanca.ufsm@gmail.com Coordenação do Curso de Dança - Bacharelado/UFSM.

Voltar