× O ClickOnDance vai mudar! Em breve novidades sobre a nova experiência de aulas online que estamos preparando para você. Nosso portal segue com atualizações diárias e uma curadoria especial com dicas do mundo da dança. Acompanhe também nosso instagram: www.instagram.com/clickondance

20/02/2022 - Programa de Qualificação em Artes abre chamamento para grupos de Dança e de Teatro do interior, litoral e região metropolitana de SP


A partir de 26 de janeiro, grupos de dança e teatro do interior, litoral e região metropolitana paulista poderão se inscrever no processo seletivo 2022 do Programa de Qualificação em Artes, realizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis dentro do programa Oficinas Culturais. As inscrições ficam abertas até 6 de março, com o chamamento das respectivas linguagens artísticas disponibilizados no site da Poiesis.

O Programa de Qualificação em Artes colabora no aprimoramento artístico dos grupos de dança e de teatro que não são da capital paulista, a fim de descentralizar a cena cultural, fortalecendo os espetáculos pelas regiões interiorana, litorânea e metropolitana do estado. Todo o processo é gratuito.
Durante os encontros, especialistas das respectivas linguagens (dança e teatro) oferecem ampla orientação artística aos grupos, voltada a ampliar repertórios e visibilidade nos territórios de origem, aprimorar técnicas, fortalecer identidade, estimular a diversidade na equipe profissional envolvida na produção, além de apoiar na busca de parcerias para a realização e sustentabilidade dos próprios espetáculos.

No total, serão selecionados até 47 grupos de teatro e 13 grupos de dança, desde que tenham atuação comprovada de, no mínimo, um ano. Com a possibilidade de flexibilização das medidas sanitárias contra a Covid-19, as orientações no ano de 2022 acontecerão no formato híbrido (parte presencial e parte remota). Ao longo da edição 2022 do Programa será desenvolvido um trabalho artístico com os grupos que receberão suporte para criar, com orientação personalizada e atenta às especificidades dos projetos inscritos.

Vagas para orientadores artísticos e estagiários

Artistas de teatro e de dança com trajetórias consolidadas, residentes do estado de São Paulo, encontram cadastro para as vagas de artistas-orientadores (as), bem como estudantes em cursos universitários podem se candidatar às vagas de estágio. As inscrições para essas finalidades também são gratuitas e seguem abertas até 10 de fevereiro. Profissionais interessados devem consultar as condições do respectivo chamamento 2022 no site da Poiesis.

SERVIÇO
CHAMAMENTO 2022 — PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO EM ARTES
Seleção de grupos de Dança e de Teatro
Inscrições: Até 06/03 – Clique aqui.
Seleção de artistas-orientadores(as) e estagiários(as)
Inscrições: Até 10/02 – Clique aqui.
 

SOBRE O PROGRAMA OFICINAS CULTURAIS

Como uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo desde 1986, e gerenciado pela POIESIS — Organização Social de Cultura, o Programa Oficinas Culturais promove formação e vivência à população no campo da cultura. O programa dialoga com o interior por meio de dois festivais (FLI — Festival Literário e MIA — Festival de Música Instrumental), Ciclos de Gestão Cultural, Ciclos de Estudos sobre Cultura Tradicional e Contemporaneidade, Programa Qualificação em Artes (qualificação artística de 60 grupos, entre teatro e dança), o Programa de Formação no Interior e ações dedicadas à pesquisa e à experimentação nas diversas linguagens artísticas, a partir da relação direta com 360 municípios, em mais de 600 atividades de formação. Além disso, na cidade de São Paulo, o programa realiza atividades de formação e difusão em três espaços: Oficina Cultural Oswald de Andrade (Bom Retiro), Oficina Cultural Alfredo Volpi (Itaquera) e Oficina Cultural Maestro Juan Serrano (Taipas).
 

SOBRE A POIESIS

A Poiesis — Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Voltar