× O ClickOnDance vai mudar! Em breve novidades sobre a nova experiência de aulas online que estamos preparando para você. Nosso portal segue com atualizações diárias e uma curadoria especial com dicas do mundo da dança. Acompanhe também nosso instagram: www.instagram.com/clickondance

02/03/2022 - Unity Warriors convida artistas periféricos de todo o Brasil para residência artística online de dança


Até o dia 10 de março de 2022 (quinta-feira), a Unity Warriors - grupo de breaking com forte atuação em Perus e São Miguel Paulista que tem como fundador o bailarino Igor Souza - recebe inscrições para a Residência Online ‘UNITY CLASS’, ação que faz parte do projeto “Eu e você, somos nós” contemplado na 18ª edição do Programa VAI - Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais do Município de São Paulo - Modalidade 2.

A residência artística virtual de breaking dance será realizada de 16 de março a 04 de abril, com encontros às segundas, quartas e sextas-feiras, das 20h00 às 22h00, com carga horária total de 50 horas, totalizando 10 (dez) encontros que serão realizados pela Plataforma Zoom.

Podem participar pessoas interessadas na modalidade breaking dance de qualquer lugar do Brasil e de qualquer idade. Não é necessário ter experiência anterior ou conhecimento específico em dança.

Ao todo são 50 (cinquenta) vagas gratuitas e as inscrições podem ser realizadas através do formulário disponível em: https://cutt.ly/curso_unity .

Além de fundamentos da técnica breaking, jogos e diálogos estabelecidos sobre o pensar e fazer dança, na residência artística a Unity Warriors irá compartilhar sua vivência com a produção cultural na dança e nuances do processo de criação de ‘MANOfestAÇÃO’, espetáculo que tem direção artística de Vinicius Silva e foi desenvolvido durante o período de isolamento social em razão da pandemia da COVID-19, entre os anos de 2020 e 2021. 

O grupo propõe uma tradução e reflexão coletiva sobre esse fazer artístico em tempos de pandemia, tendo a dança e a técnica breaking como base norteadora desses estudos e pesquisas que a Unity Warriors vem desenvolvendo.

“Uma forma de conectar, trocar afetos e saberes, buscando provocar reflexões através dessas experiências vividas pelos integrantes dentro das periferias”, comenta Igor Souza, fundador do grupo.

Por isso, para a residência artística virtual do projeto “Eu e você, somos nós”, o grupo se interessa em convidar pessoas localizadas em diferentes periferias do Brasil, a fim de construir uma rede entre artistas e pessoas da dança. 

“Somos um grupo periférico que, apesar das dificuldades, sempre continua produzindo dança. Então queremos construir essa rede de troca, mantendo vivo o espírito do “Tamo junto”, “Eu e você, Somos Nós” de verdade! Dialogar direta e indiretamente com o cenário atual e as mazelas sociais que nos atravessam enquanto pessoas negras e periféricas… as que mais estão sendo afetadas neste momento complexo que vivemos”, finaliza Igor Souza. 

A Crew (nomenclatura utilizada para um coletivo de breaking) tem como principal característica o processo de ensino/aprendizagens em projetos sociais em São Paulo e as competições de dança, espaços onde o hip-hop age como mediador de ideias e de diálogo direto com a comunidade, pontos fundamentais para a criação de identidade do grupo. 

O Grupo Unity Warriors que é um dos importantes representantes da arte urbana brasileira no exterior, tem sua trajetória marcada por participações emblemáticas em muitos dos maiores eventos da cultura hip-hop e das artes urbanas do mundo. 

Bi-campeão do Festival Break The Floor América Latina (2017 e 2018), festival internacional de breakdance realizado em Manaus-AM, o Unity Warriors foi o primeiro grupo brasileiro a chegar na final do Break The Floor, um dos maiores campeonatos de breaking do mundo, realizado em Cannes, na França, chegando ao terceiro lugar no mundial em 2018 e segundo lugar em 2019. 

Em Lyon, na França, o grupo participou como convidado para uma batalha show no evento “Rotary Breaking Dance". E em Paris – França, foi o primeiro grupo brasileiro a participar como convidado da competição “Fire Jam” chegando à semifinal. 

O grupo surgiu em 2015 com a proposta de celebrar a cultura hip-hop através do breaking, representando sua origem pelo Brasil e o mundo por meio de batalhas, aulas, palestras e workshops.  

Desde então, o grupo participa de eventos importantes da cena e foi vencedor em vários deles como Arena Caieira 2019, “The king Of The Night” (São Paulo), “Boom Breaking” Festival de dança breaking de Barueri – SP, Fast Battle 2016 (Lavras - MG), “The Killers Jova Battle” na Fábrica de Cultura Jaçanã; e segundo lugar no “Brasil super Battle”, em Brasília – DF.

Em 2021, foi contemplado na 1ª Edição do Prêmio Aldir Blanc de apoio a cultura na cidade de São Paulo - módulo Maria Alice Vergueiro. Com o PROAC 33/2020 - Manutenção e ampliação de atividades realizadas por grupos, entidades, associações e coletivos culturais em favelas e comunidades (Programa Comunidades) promoveu oficinas continuadas com 120 (cento e vinte) crianças e jovens de três Centros da Criança e do Adolescente: CCA Vila Fanton, CCA Sol Nascente – CCA Perus. 

Mais informações: @unitywarriors_brwww.facebook.com/Unity-Warriors-2040426456226348

Foto: Break The FLOOR Cannes

SERVIÇO
Inscrições para Residência Online Unity Class - Com Unity Warriors

Sinopse: Nos encontros serão apresentados os fundamentos da técnica breaking, por meio de jogos e diálogos estabelecidos a partir do olhar da Unity Warriors sobre o pensar e fazer dança.
Inscrições gratuitas através do link: https://cutt.ly/curso_unity 
Vagas: 50 vagas - aberto para todas as idades
Onde: virtual - pela Plataforma Zoom
Período de realização do Curso: de 16 de março a 06 de abril de 2022
Quando: segundas, quartas e sextas-feiras 
Horários: 20h às 22h (10 encontros com duração 2 horas)  
Haverá certificação para alunos que cumprirem ao menos 75% de presença.

Voltar