Foto: Reprodução
Um dos mais tradicionais festivais de dança do país, o Panorama exibe apresentações e outras atividades gratuitas em sua primeira fase, que acontece até 6 de abril. No CoLABoratório, o público carioca vai poder conferir os resultados da residência artística realizada no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro com 21 artistas brasileiros e internacionais, entre performances, intervenções urbanas, conversas e instalações em espaços de grande circulação de público. Na edição de 2025, serão exploradas as relações entre corpo e cidade, direcionando o olhar para a paisagem urbana.
Neste domingo (23), o CoLABoratório ocupa o MAM Rio com a performance “Roda Viva”, do artista Gustavo Ciríaco. O espetáculo revisita confrontos e manifestações que marcaram a história local e mundial nos últimos 60 anos em quadros vivos interativos, como “Guernica”, de Picasso, as manifestações da constituinte no Chile, o movimento das Diretas Já, a insurgência do Black Lives Matter e os mais recentes conflitos armados em Gaza, Ucrânia e Moçambique. No mesmo dia, apresentação da artista portuguesa Marga Alfeirão e uma ação coletiva de vários artistas do CoLABoratório nos jardins do museu.
A programação segue durante a semana com apresentações no Centro Coreográfico, na Tijuca (quinta, 27), e no Futuros – Arte e Tecnologia, no Flamengo (a partir de sábado, 29), além de ocupar espaços de mobilidade da cidade na sexta (21). No fim de semana de 29 e 30 de março, o MAM Rio recebe mais quatro ações coletivas, além de um seminário.
Fonte: https://oglobo.globo.com/