Foto: Divulgação
Inicia na quinta-feira, dia 9 de janeiro, a 26ª edição do Porto Verão Alegre. Até o dia 16 de fevereiro, o público poderá aproveitar um número recorde de atrações: serão mais de 170 opções, distribuídas em 325 sessões realizadas em 19 palcos gaúchos.
Nesta edição, participam dois novos locais – o Centro de Eventos do BarraShoppingSul e o Espaço 373 -, além dos já conhecidos Bar do Nito, Bar Ocidente, Casa de Cultura Mario Quintana (com o Teatro Carlos Carvalho e o Teatro Bruno Kiefer), Casa de Espetáculos, CHC Santa Casa, Goethe-Institut, Instituto Ling (com o auditório e o salão de eventos), Sala Álvaro Moreyra, Teatro CIEE-RS Banrisul, Teatro Oficina Olga Reverbel, Teatro Unisinos, Theatro São Pedro, Zona Cultural e os teatros do Sesc em Porto Alegre e Canoas.
Os ingressos para todos os espetáculos do festival estão à venda no site portoveraoalegre.com.br, com preços de R$ 21,00 a R$ 80,00. No ponto de venda físico em funcionamento, no segundo andar, do Barra Shopping Sul. E, a partir de 08 de janeiro, também em novo ponto de venda, no térreo da Casa de Cultura Mário Quintana.
Mais sobre essa edição
Assim como nos últimos anos, o festival multicultural terá atrações para todos os gostos, abrangendo gêneros de comédia, comédia dramática, musical, infantil, drama, experimental, stand up, dança, espírita e ilusionismo, e diversas sessões serão acessíveis, com audiodescrição e tradução em Libras.
Nos 39 dias de evento, o público ainda poderá acompanhar 101 espetáculos que serão apresentados pela primeira vez dentro da grade do evento – sendo que 17 desses escolheram o festival para fazerem suas estreias absolutas.
E haverá ainda os clássicos que já fazem parte da história do festival, como Bailei na Curva, Terapia de Casal, Goela Abaixo ou Por Que Tu Não Bebes?, Frida Kahlo, à Revolução!, Se Meu Ponto G Falasse, Guri de Uruguaiana e tantos outros.
Com a intenção de fomentar o mercado artístico gaúcho nesse período ainda de recuperação após a catástrofe climática que atingiu o Rio Grande do Sul em maio, o projeto terá 95% da sua programação composta por artistas atuantes no Estado, além de oito montagens do circuito nacional que trarão para a capital gaúcha nomes como os humoristas Bruno Motta, Giovana Fagundes e o ator Emílio Orciollo Netto.
A expectativa deste ano é gerar empregos temporários e renda para mais de mil artistas em um período intenso de 39 dias de programação.
O Porto Verão Alegre tem financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Produção: Mais Produções, Mezanino e Gana&Voga. Parceiros: Madesa, Goethe-Institut, Instituto Ling, Theatro SãoPedro, Sated RS, Tagarelas, Mil Palavras, P15 Academia, Teatro CIEE-RS Banrisul.
Apoio: Panvel, GrupoRBS, Barra Shopping Sul, BRDE, Racon Consórcios, SENGE-RS, Panfácil, Rações BRAVO e Tri.RS.Patrocínio: Zaffari, Crown Embalagens e Unisinos. Patrocínio Gold: Banrisul e Vero.
Patrocínio Master Petrobras Realização Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução.
Pontos de venda
Online, pelo site: www.portoveraoalegre.com.br
Nos dias das apresentações, a partir de 1h antes do início das sessões, nas bilheterias dos espaços participantes
O primeiro ponto de venda físico está em funcionamento. É no Barra Shopping (Av. Diário de Notícias, 300), no 2º andar, ao lado da Loja da Havaianas. O funcionamento é de segunda a sábado das 10h às 22h, domingos e feriados das 14h às 20h.
O segundo ponto de venda será na Casa de Cultura Mário Quintana (CCMQ), localizado no térreo, e com funcionamento nos seguintes horários, a partir do dia 8 de janeiro de 2025: de terça a domingo, das 13h às 20h.