Primeira Edição do Festival Dança Barreiro em Belo Horizonte Conta com Programação Gratuita no Sábado, 14 de Setembro

Foto/Crédito: Felipe Vieira

No dia 14 de setembro, a partir das 14h, a Praça Modestino de Sales Barbosa, no bairro Flávio Marques Lisboa, na Região do Barreiro, em BH, vai vibrar com a primeira edição do Festival Território Dança Barreiro. Idealizado pela Companhia de Dança Agnes, o evento reúne workshops gratuitos de dança e apresentações artísticas, que vão começar às 17h. A missão do projeto é oferecer oportunidades para os talentos contemporâneos, promovendo intercâmbios e celebrando a cultura periférica e a diversidade pulsante da capital mineira. O evento é gratuito.

A Cia Agnes, que vem revolucionando o próprio território desde o ano de 2001, com ações que enaltecem o potencial criativo dos artistas do Barreiro, desenvolveu o Festival Território Dança Barreiro com o objetivo de amplificar as manifestações culturais da periferia de BH, principalmente nos universos da Dança Urbana e da Dança Contemporânea, conforme destaca Stella Soares:

“Este festival é de grande relevância, especialmente em nossa região, onde há uma oferta limitada de atividades artísticas nesse formato. Para os grupos de dança, especialmente aqueles oriundos da comunidade, é uma oportunidade dos coletivos mostrarem seus trabalhos, compartilhando suas histórias e promovendo a diversidade cultural que se caracteriza pelo território ao qual desenvolvem seus próprios projetos. Além disso, a interação com outros grupos e artistas proporciona trocas de experiências, ampliando o repertório técnico e criativo dos dançarinos e coreógrafos, ao mesmo tempo em que fortalece a cena artística local”, explica a diretora da Cia Agnes.

Os grupos que vão passar pelo Festival Território Dança Barreiro foram selecionados após um processo de seleção online, que aconteceu entre julho e agosto. Sete grupos foram escolhidos para o evento. São eles: Coletivo Breaking no Asfalto, Cia dos Anjos, Companhia de Dança Vanessa Alves, Ministério Hadassa, Beth Mello Produções, Crew UBDI e Irmãos da Dança. 

“O critério de seleção baseou-se principalmente no território e na atuação dos grupos, com prioridade para aqueles cuja atuação principal ocorre na região do Barreiro”, adianta Stella Soares, uma das selecionadas para o Expo Favela 2024. De acordo com a empreendedora social, a curadoria também considerou o tempo de atuação, as modalidades de dança e a proposta artística de cada grupo, garantindo que todos estivessem alinhados com os valores do festival. “Consideramos também a modalidade de dança trabalhada, a faixa etária dos inscritos, bem como a proposta submetida”, diz.

Além das apresentações, dois workshops gratuitos sobre o universo da dança contemplam o Festival Território Dança Barreiro, aprovado na Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Edital Descentra. Ministradas pela equipe da Cia. Agnes, as formações têm como foco o fortalecimento dos coletivos dentro da Danças Urbanas e da Dança Contemporânea. Inscrições online.

“A proposta do festival é garantir o acesso democrático a um evento de qualidade, no qual todos possam sentir-se representados e acolhidos. São essas pessoas que, ao participar, emanam energia aos grupos, transformando o ambiente e contribuindo para o sucesso do evento”, finaliza Stella.

Festival Território Dança Barreiro
Data: 14 de setembro de 2024
Horários: Workshops – 14h; Apresentações – 17h
Local: Praça Modestino de Sales Barbosa, 11, Flávio Marques Lisboa – Barreiro (BH)
Entrada Gratuita

Inscrições para os workshops: https://encurtador.com.br/ZW6RZ
Mais informações: @ciaagnes e @tdb_barreiro

CIA AGNES

Fundada em 2001, a Companhia de Dança Agnes é um dos grupos mais atuantes na Regional Barreiro, em BH, e realiza um trabalho totalmente arquitetado em danças urbanas, contemporâneas e modernas. O objetivo do coletivo é sempre investigar e ampliar o universo da dança em espetáculos, coreografias e cenas curtas por meio de processos colaborativos de pesquisa entre bailarinos, coreógrafos e diretores/diretoras. A Cia Agnes é formada por jovens periféricos, de 16 a 42 anos, residentes na Regional Barreiro e também em seu entorno.