Referência nacional no incentivo à economia da cultura, a Escola Porto Iracema das Artes abre inscrições para a  12ª edição dos Laboratórios de Criação em suas 5 linguagens

Foto:/Crédito: Micaela Menezes

Escola Porto Iracema das Artes, equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), está com inscrições abertas para a 12ª edição dos Laboratórios de Criação. Voltada para artistas que tenham trajetória profissional prévia, com idade a partir de 21 anos, as inscrições são gratuitas e seguem até sexta-feira, 24 de maio. Todo o processo acontece por meio dos links disponíveis nos regulamentos.

Com o investimento de 4 milhões de reais, distribuídos entre 699 artistas que passaram pelos Laboratórios da Escola entre os anos 2013 e 2024, 285 projetos tiveram suas pesquisas fomentadas nos Laboratórios, além de um número de 213 renomados egressos, que atualmente possuem sua trajetória consolidada no Brasil e internacionalmente. Esses são alguns números que a Porto Iracema utiliza para quantificar a qualidade, o incentivo à arte e o impacto gerado na cadeia cultural do Estado do Ceará, que atravessa os muros da Escola. Investindo, sempre, no desenvolvimento de trabalhos artísticos visando à experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais, que irão abrir caminhos para artistas – que já tenham trajetórias profissionais – produzirem suas próprias idealizações em uma das cinco linguagens artísticas trabalhadas na Escola: Artes Visuais, Audiovisual, Dança, Música e Teatro. Durante a participação nos Laboratórios, as pessoas selecionadas para integrá-los recebem orientação de tutores especialistas que conduzem a qualificação de projetos com orientações individuais, oficinas, palestras e aulas abertas durante um período de sete meses. 

Artistas com carreira consolidadas e já inseridos no mercado de trabalho

Dos Laboratórios da Escola, já saíram artistas que ganharam o mercado de trabalho cultural, nacional e internacionalmente.

Liderado por Aline Albuquerque, mestra em artes pela Universidade Federal do Ceará, o Laboratório de Artes Visuais carrega os nomes de kulumym-açu, que recebeu menção honrosa no 6º Concurso de Ensaísmo da revista serrote, do Instituto Moreira Salles, além de Isadora Ravena, que em seus projeto “Trava da Peste” fala sobre temas emergentes, como as mudanças climáticas, espiritualidade e corpos. Já, Alexia Ferreira, do projeto “Colagem Negra” e  “Fazendo arte como não podia fazer quando criança”, teve suas obras expostas no  Circuito SP-Arte, além da participação no 75º Salão de abril.

No audiovisual, por exemplo, a maior parte da equipe do novo filme de Karim Aïnouz, “Motel Destino”, competidor do principal prêmio do Festival de Cannes 2024, a Palma de Ouro, passou pelo LabCena15 (Laboratório de Cinema da Porto). Natália Maia, também ex-integrante do laboratório, acaba de ganhar um importante edital do Ministério da Cultura – “Ruth de Souza” – voltado para a produção do primeiro longa-metragem para cineastas brasileiras.

Via Laboratório de Teatro, trabalharam projetos no mercado cultural artistas como Larissa Goes, protagonista da série “Cine Holliúdy” e Chico Henrique, natural de Quixeré,  integrante do grupo de teatro “Trupe Motim”, contemplado na 20ª edição do edital Rumos Itaú Cultural, um dos mais importantes editais privados do País, com o projeto “Oniroscópio: A Máquina dos Sonhos”.

Coordenado por Mona Gadelha, o Laboratório de Música já lançou projetos de artistas como Nayra Costa (ex-participante do The Voice Brasil), Daniel Peixoto, vocalista da extinta banda Montage e atualmente em carreira solo, além de Mulher Barbada, Clau Aniz, Luiza Nobel, Lorena Nunes, entre outros.

Bilica Leo, coordenadora do Laboratório de Dança da Escola e do Curso Técnico em Dança (CTD), dirigiu os artistas Wellington Gadelha com o projeto Gente de Lá, Alysson Amancio com o Cheiro da Lycra, Márcio Medeiros com Bonito pra Chover, que tiveram a experiência de, durante 7 meses, vivenciar e desenvolver seus projetos em dança, de forma imersiva, junto à escola. 

Bolsa/ Incentivo financeiro
Além da tutoria com profissionais, os aprovados no processo seletivo dos Laboratórios recebem bolsa pesquisa no valor de R$1.000,00 (mil reais) durante os sete meses de estudos. Os investimentos no Programa de Laboratórios de Criação são do orçamento do Estado. Este ano, a experiência também conta com parceria com a Nubank, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

“Nesta abertura da 12ª edição dos Laboratórios, celebramos um estágio de maturidade na experiência, reconhecida hoje como uma referência nacional e comprovada em sua longevidade. A trajetória deste programa é a evidência maior da importância dos Laboratórios de Criação para o campo cultural do Estado e do país. É uma experiência que favorece, ideias, encontros e intercâmbios entre artistas que não só geram poéticas extraordinárias, mas também promovem a diversidade, a inovação e políticas de inclusão. Esse ano estamos vivendo um momento especial com um filme na mostra principal do Festival de Cannes. O filme “Motel Destino”, dirigido por Karim Aïnouz, idealizador e mentor do nosso Laboratório de Cinema/Cena 15, reúne alunos e alunas da Porto Iracema das Artes, em diversas funções. O momento mesmo que indica a maturidade e a importância do programa de Laboratórios”,  observa a professora Bete Jaguaribe, Diretora da Porto Iracema das Artes e Diretora de Formação do Instituto Dragão do Mar. 

Audiovisual

Voltando a atenção para a produção audiovisual, o Lab Cena 15 – Série de Ficção, promove a seleção de um projeto de obra seriada de ficção. O projeto escolhido será desenvolvido por meio da dinâmica de uma sala de roteiro, composta por três roteiristas cearenses, que contarão com acompanhamento de um/uma orientadora(o/e) na condução do processo. Assim como nos Laboratórios de Criação, o apoio monetário também é presente no programa, que concede a cada uma das três pessoas do projeto selecionado o recebimento de apoio financeiro no valor de R$1.000 (mil reais), durante os sete meses de formação.

Para as modalidades Nordeste e Nacional, o Laboratório Cena 15 Cinema retorna às inscrições com uma novidade: o Lab irá agregar duas (2) bolsas de pesquisa a mais nesta edição dos Laboratórios de Criação. É válido destacar que, nas edições anteriores do programa, apenas um proponente era contemplado com a bolsa, sem incluir seus colaboradores. Nesta edição, as modalidades Nordeste e Nacional terão apoio financeiro destinado também aos colaboradores. 

Outra novidade é que o Laboratório Cena 15 Cinema oferecerá um bônus de pontuação para projetos da região Norte do país. O intuito da ação é estimular a participação dessa região no programa.

INSCRIÇÕES LABORATÓRIOS DE CRIAÇÃO

As inscrições para a 12ª edição do Programa de Laboratórios de Criação tiveram início na segunda-feira, 6 de maio, e têm encerramento previsto para sexta-feira, dia 24 do mesmo mês. Pessoas interessadas podem se inscrever nos Laboratórios de Criação de Artes Visuais, Cinema, Série, Dança, Teatro e Música, por meio dos links disponíveis nos regulamentos. As inscrições são gratuitas e abertas para artistas com idade a partir de 21 anos, que tenham trajetória profissional prévia.

Fortalecendo os compromissos com a diversidade e a inclusão no âmbito das políticas públicas de cultura, o processo seletivo garante a cota de 50% de projetos para artistas do interior do Ceará e a destinação de metade das vagas, para pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, transgêneros e com deficiência.  

Conheça os detalhes sobre cada Laboratório de Criação nos regulamentos a seguir:

LABORATÓRIO DE ARTES VISUAIS

LABORATÓRIO CENA 15 CINEMA 

LABORATÓRIO CENA 15 SÉRIE DE FICÇÃO

LABORATÓRIO DE DANÇA

LABORATÓRIO DE MÚSICA 

LABORATÓRIO DE TEATRO

Tenha acesso aos ANEXOS  dos regulamentos clicando no link:

Anexos

As inscrições podem ser feitas clicando nos links abaixo:

>> LABORATÓRIO CENA 15 – CINEMA

https://forms.gle/bQMfb37S6nzWkVAv6

>> LABORATÓRIO  CENA 15 – SÉRIE DE FICÇÃO

https://forms.gle/SUvL4D1nHAr4Rtei8

>> LABORATÓRIO DE DANÇA 

https://forms.gle/pGKzf7RhNL2T5V1f6

>> LABORATÓRIO DE TEATRO

https://forms.gle/9PUHJQT5ecH9sZW37

>> LABORATÓRIO DE MÚSICA 

https://forms.gle/GdwokZtvubuWgGGt9

>> LABORATÓRIO DE ARTES VISUAIS

https://forms.gle/S389SQ1uVuwhHHTGA

SELEÇÃO 2024

São selecionados projetos em cinco linguagens artísticas, sendo elas: Artes Visuais, Audiovisual, Dança, Teatro e Música. Seguindo o ano anterior, em 2023 os Laboratórios de Dança, Música e Teatro terão seis projetos selecionados, cada um deles. Já em Cinema serão aprovadas seis propostas de roteiros de longa-metragem de ficção, quatro do Ceará, uma do Nordeste e outra da modalidade Nacional, proveniente de estados das demais regiões. Em Série será selecionado um projeto proposto por três roteiristas do Ceará. Por fim, nas Artes Visuais, serão selecionados oito projetos.

Tal como em edições passadas, os Laboratórios de Criação da Escola reservam 50% das vagas do estado do Ceará, consideradas na 2ª e na 3ª etapas, para pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, travestis, transexuais, transgêneros, não binárias e com deficiência. Além disso, metade das vagas será preenchida por artistas e grupos do interior do estado em Artes Visuais, Dança, Música, Teatro e Cinema.

O período de inscrição de artistas e submissão dos projetos na edição 2024 segue aberto até às 23h59min do dia 24 de maio deste ano. Podem participar do processo seletivo pessoas a partir dos 21 anos, com residência comprovada no Ceará há pelo menos dois anos. No caso do Laboratório CENA 15 – Cinema, a idade mínima é a mesma para as modalidades Nordeste e Nacional, mas no caso da primeira será preciso comprovar residência mínima de dois anos em estados da região Nordeste, exceto Ceará, e na segunda, apresentar comprovante de residência nas outras quatro regiões do Brasil (Norte, Sul, Sudeste e Centro-Oeste), exceto Nordeste.

O resultado do processo seletivo será divulgado dia 31 de julho. As matrículas das pessoas aprovadas e o LabX, primeira atividade letiva da edição, serão realizadas entre os dias 5 e 8 de agosto de 2024.

PROCESSO SELETIVO

A seleção terá três etapas após o período de inscrição, sendo todas realizadas de forma virtual. A primeira, de 27 a 28 de maio, consiste na Análise dos Documentos apresentados no ato da inscrição de projetos e artistas em Artes Visuais, Audiovisual, Dança, Música e Teatro. Essa fase terá o resultado preliminar divulgado no dia 29 de maio.

A segunda fase é a de Avaliação Técnica, em que uma comissão formada por reconhecidos especialistas de cada área específica, indicados e divulgados pela Escola, avaliam os projetos aprovados na etapa anterior a partir de critérios como consistência da proposta, articulação das ideias, viabilidade de realização do projeto, e trajetória artística, dentre outros. Essa etapa ocorre de 04 de junho a 08 de julho de 2024. O resultado preliminar desta fase será conhecido no dia 10 de julho de 2024.

Avaliação Final, que ocorre de 22 de julho ao dia 25 do mesmo mês, encerra o processo seletivo com a realização de entrevistas da comissão avaliadora com proponentes aprovados na segunda fase. No caso do Laboratório de Música, há ainda uma audição pública. O resultado da seleção será conhecido no dia 31 de julho de 2024.

Para tirar dúvidas de ordem técnica o email disponível para contato é: 

secretariaescolar.portoiracema@idm.org.br  

Em caso de dúvidas sobre os regulamentos de cada Laboratório, a pessoa interessada deve entrar em contato com as respectivas coordenações nos seguintes e-mails:

– Laboratório de Artes Visuais: labartesvisuais.portoiracema@idm.org.br 

– Laboratório CENA 15 – Cinema e Série de Ficção: cena15.portoiracema@idm.org.br 

– Laboratório de Dança:  labdanca.portoiracema@idm.org.br 

– Laboratório de Música:  labmusica.portoiracema@idm.org.br 

– Laboratório de Teatro: labteatro.portoiracema@idm.org.br 

Via Lei Federal de Incentivo à Cultura, os Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes contam com o patrocínio Master da Nubank.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há onze anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Porto Iracema das Artes realiza abertura das inscrições para a 12ª edição dos Laboratórios de Criação e a 3ª edição do Lab Cena 15 – Série de Ficção
Quando: de 06 a 24 de maio
Onde: As incrições podem ser feitas por meio dos links disponibilizados no site e nos regulamentos