Foto: Baile de Dança de Salão – Crédito: Iari Davies | Capa do livro CorpoMapa: Dança e Educação – Crédito: Marcos Alonso | dos SANTOS, de Alex Soares – Crédito: Iari Davies | O Sonho de Dom Quixote, de Márcia Haydée – Crédito: Wilian Aguiar
A São Paulo Companhia de Dança (SPCD) e a São Paulo Escola de Dança (SPED) – equipamentos da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, geridos pela Associação Pró-Dança – apresentam programação especial para o mês de abril, em comemoração ao Dia Internacional da Dança (29), com atividades gratuitas na capital e no interior paulista.
“Nesta programação em que celebramos o Dia Internacional da Dança, buscamos aproximar o público do universo da dança por meio de múltiplas experiências. Na SPCD, teremos espetáculos, ensaios abertos, além de apresentações e oficinas de dança com foco em acessibilidade. Já na SPED, a programação inclui o lançamento de livro, um baile e outras atividades. É uma oportunidade de compartilhar a beleza e as inúmeras possibilidades dessa arte com todos, reafirmando nosso compromisso com a criação, a inclusão e o encontro,” comenta Inês Bogéa, diretora artística e educacional da SPCD e da SPED.
São Paulo Companhia de Dança
O cronograma da SPCD começa no dia 25 de abril, quando a Companhia chega pela 12ª vez à cidade de Jundiaí*, interior de São Paulo, para duas apresentações, às 15h e às 20h, no Teatro Polytheama. Ambos os espetáculos terão a abertura realizada pela Cia. Jovem de Dança de Jundiaí – um dos corpos artísticos municipais vinculados à Unidade de Gestão de Cultura da Prefeitura de Jundiaí -, com a obra P.A.Q.U.I.T.A. – Passos Aleatórios Que Um Impulso Te Apresenta, sob direção de Alex Soares – que também é o coreógrafo responsável por uma das obras que serão apresentadas pela SPCD. Na primeira sessão (15h), a Companhia sobe ao palco com Alvorada, de Yoshi Suzuki; A Morte do Cisne, de Lars Van Cauwenbergh, inspirada na obra de Michel Fokine (1880–1942); e Casa Flutuante, de Beatriz Hack. Já no segundo horário (20h), é possível conferir dos SANTOS, de Alex Soares; Alvorada, de Yoshi Suzuki; e Ataraxia, de George Céspedes. Os ingressos gratuitos para ambos os espetáculos poderão ser retirados a partir das 10h30, do dia 24 de abril, nos totens eletrônicos e bilheterias do Teatro Polytheama (Rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro) e do Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro (Rua Barão de Jundiaí, 1093 – Centro), além da internet, por meio da plataforma Sympla. Cada interessado poderá retirar até dois ingressos.
Já no dia 26 de abril serão realizadas três oficinas educativas na sede da Companhia, localizada no bairro do Bom Retiro, em São Paulo. Para todas é necessário ter acima de 14 anos e se inscrever previamente, pois as vagas são limitadas. A manhã começa às 9h, com a Oficina de DanceAbility – um método de dança contemporânea criado em 1987 pelo norte-americano Alito Alessi -, ministrada por Fernanda Amaral, da Cia. Dança sem Fronteiras. A atividade inclui dinâmicas de improvisação com a possibilidade de explorar e incorporar noções essenciais como sensação, tempo, espaço, dinâmica, meio e comunidade. Interessados devem se inscrever aqui. Às 11h30, outras duas oficinas acontecem, sendo uma de Balé Clássico e outra de Dança Contemporânea, ministradas por Wallace Guimarães e Michelle Molina, professor ensaiador e professora convidada, respectivamente. Para se inscrever, é necessário ter conhecimento intermediário nos estilos e preencher o formulário aqui.
Ainda na sede da Companhia, mas no dia 29 de abril – Dia Internacional da Dança -, às 9h30, os interessados podem acompanhar uma manhã com os bailarinos da SPCD. Será possível assistir à aula dos bailarinos e conferir um ensaio aberto com audiodescrição da obra Suíte de O Sonho de Dom Quixote, de Márcia Haydée. Com vagas limitadas, o público pode se inscrever via formulário, aqui.
Às 20h30, o CineSesc exibe o documentário Moto Contínuo – uma imersão na São Paulo Companhia de Dança, produzido pela Casa Redonda, com direção de Marco Del Fiol – e viabilizado pelo Curta! por meio do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). O filme mostra os bastidores da SPCD em suas muitas camadas, da sala de ensaio ao palco, passando por tudo que acontece nesses ambientes. A narração reúne as falas de todos aqueles que de alguma forma fizeram parte dessa construção desde sua criação em 2008, desde a diretora artística Inês Bogéa, até os bailarinos e os muitos membros das equipes responsáveis por fazer o espetáculo de dança chegar ao público. Um registro atemporal, que reflete uma narrativa única e ao mesmo tempo partilhada por companhias do mundo inteiro. Os ingressos serão distribuídos gratuitamente na bilheteria, com 1h de antecedência.
*As apresentações da São Paulo Companhia de Dança em Jundiaí são realizadas pelo Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e São Paulo Companhia de Dança via Lei de Incentivo à Cultura Lei Rouanet, Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução. Patrocínio Itaú.
São Paulo Escola de Dança
A SPED também realiza, durante o mês de abril, atividades comemorativas, como o lançamento de seu primeiro livro impresso e um baile de dança aberto ao público.
No dia 26 de abril, a partir das 9h, uma série de atividades será realizada na sede da São Paulo Escola de Dança, no Complexo Júlio Prestes, na Luz, reunindo estudantes dos Cursos Regulares, que realizarão apresentações de trabalhos desenvolvidos durante o semestre, como a apresentação de coreografias e projetos multimídias. A manhã termina com uma roda de conversa e o lançamento do livro CorpoMapa: Dança e Educação, às 11h. Os interessados em participar do lançamento devem enviar um e-mail para secretaria@spescoladedanca.org.br até o dia 24 de abril.
Este é o segundo livro da instituição, sendo a primeira edição impressa. Em mais de 100 páginas, as reflexões debatidas trazem visões teóricas de pesquisadores renomados aliadas às práticas pedagógicas desenvolvidas. A organização é da diretora artística e educacional da SPED, Inês Bogéa, e do superintendente educacional, José Simões. A revisão é de Flávia Fontes e o prefácio é da Secretária de Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marília Marton. Confira a lista de artigos e autores:
- Danças indígenas: ritual e performance, por Regina Polo Müller
- Princípios organizacionais de movimentos para munganguear, fazer pantinhos e malassombar nas danças do Brasil, por Denilson Francisco das Neves
- Tecnologias e suas interfaces com a produção de dança contemporânea, por Fabiana Raulino da Silva
- Cursos regulares: possibilidades estéticas, por Junior Oliveira
- A vivência artística para a formação profissional, por Felipe do Amaral
- Entre a aula, o ensaio e o espetáculo: uma perspectiva da formação do artista da dança no projeto especial da São Paulo Escola de Dança, por Andreia Yonashiro
- Residências artísticas: morada e encontros, por Amanda Queirós
- Jornada paulista de dança: relato de uma experiência imersiva, por Jussara Miller
- Cartografias corporais: uma abordagem pedagógica no ensino da dança, por Inês Bogéa e José Simões.
No Dia Internacional da Dança – 29 de abril – um Baile de Dança de Salão aberto ao público será realizado na sede da Escola, a partir das 19h, com música ao vivo, envolvendo ritmos como bolero, salsa, merengue, forró e zouk. Os estudantes dos Cursos Livres também participam da atividade. As vagas são limitadas e para se inscrever é necessário preencher o formulário, disponível aqui
SERVIÇOS:
Ações SPCD:
SPCD EM JUNDIAÍ
Data e hora: 25 de abril, sexta-feira, às 15h e às 20h
Endereço: Teatro Polytheama, R. Barão de Jundiaí, 176 – Centro, Jundiaí – SP, 13201-010
Ingressos: Gratuitos, retirada a partir das 10h30, do dia 24 de abril, nos totens eletrônicos e bilheterias do Teatro Polytheama (Rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro) e do Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro (Rua Barão de Jundiaí, 1093 – Centro), além da internet, por meio da plataforma Sympla. Cada interessado poderá retirar até dois ingressos.
Classificação: Livre
OFICINA DE DANCEABILITY
Data e hora: 26 de abril, sábado, às 9h
Endereço: Sede SPCD – Rua Três Rios, 363, 1º andar – Bom Retiro;
Formato: Presencial
Pré-requisitos: idade a partir de 14 anos.
Link para inscrição: https://forms.gle/9PDgvz27NbihoYDS7
Observação: Apenas a inscrição não garante a sua participação. A vaga será confirmada pela equipe do Educativo, via e-mail.
OFICINA DE BALÉ CLÁSSICO
Data e hora: 26 de abril, sábado, às 11h30
Endereço: Sede SPCD – Rua Três Rios, 363, 1º andar – Bom Retiro;
Formato: Presencial
Pré-requisitos: nível técnico a partir do intermediário e idade a partir de 14 anos.
Link para inscrição: https://forms.gle/VZb96pgXHx3skE176
Observação: Apenas a inscrição não garante a sua participação. A vaga será confirmada pela equipe do Educativo, via e-mail.
OFICINA DE DANÇA CONTEMPORÂNEA
Data e hora: 26 de abril, sábado, às 11h30
Endereço: Sede SPCD – Rua Três Rios, 363, 1º andar – Bom Retiro;
Formato: Presencial
Pré-requisitos: nível técnico a partir do intermediário e idade a partir de 14 anos.
Link para inscrição: https://forms.gle/VZb96pgXHx3skE176
Observação: Apenas a inscrição não garante a sua participação. A vaga será confirmada pela equipe do
Educativo, via e-mail.
AULA + ENSAIO ABERTO
Data e hora: 29 de abril, terça-feira, às 9h30
Endereço: Sede SPCD – Rua Três Rios, 363, 1º andar – Bom Retiro;
Formato: Presencial
Acessibilidade: Sim – audiodescrição
Link para inscrição: https://forms.gle/7cNMXHumksCh6QhV9
Observação: Apenas a inscrição não garante a sua participação. A vaga será confirmada pela equipe do Educativo, via e-mail.
EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO MOTO CONTÍNUO
Data e hora: 29 de abril, terça-feira, às 20h30
Endereço: CineSesc – R. Augusta, 2075 – Cerqueira César, São Paulo – SP
Formato: Presencial
Capacidade: 273 lugares
Ingresso: Gratuitos, retirada 1h antes na bilheteria
Ações SPED:
LANÇAMENTO DO LIVRO CORPOMAPA: DANÇA E EDUCAÇÃO
Data e hora: 26 de abril, sábado, 11h
Endereço: São Paulo Escola de Dança – Rua Mauá, 51, Luz, São Paulo – SP
Interessados devem enviar e-mail para secretaria@spescoladedanca.org.br até 24/04
BAILE DO DIA INTERNACIONAL DA DANÇA
Data e hora: 29 de abril, terça, 19h
Endereço: São Paulo Escola de Dança – Rua Mauá, 51, Luz, São Paulo – SP
Interessados devem se inscrever pelo formulário
FICHAS TÉCNICAS:
P.A.Q.U.I.T.A. – Passos Aleatórios Que Um Impulso Te Apresenta
Direção e conceito: Alex Soares
Assistentes de Coreografia: Andrea Thomioka
Coreografias: Alex Soares, Bruna Vicente, Camila Rotta, Fernando Ramos, Isabela Ivanov, Lucas Pardin, Maria Eduarda Castro e Raquel Gattermeier
Elenco: Barbara Aquino, Camila Rotta, Clarice Sakamoto, Gean Marcos, Isabela Ivanov, João Lucas Alves, Leandro Turatti, Letícia Ribeiro, Maria Eduarda Castro, Mychael Nascimento.
Trilha sonora: Paquita: Allegro; Paquita: Variation 1: Moderato; Paquita: Coda: Allegro Moderato; Paquita: Variação 5: Allegro non troppo (by Cherepnin); Paquita: Variation 7: Allegro; Paquita: Variation 3: Moderato; Paquita: Coda: Allegro con fuoco. Interpretação: Anna Takova-Baynova, Boris Spassov, Sofia National Opera Orchestra, Valentina Raicheva.
Escrita por: Ludwig Minkus
Duração: 12 minutos
Classificação Indicativa: Livre
Alvorada (2025)
Coreografia: Yoshi Suzuki
Música: Sonata para Cordas – III – Largo – Adagio Lento e Calmo, composição de Antônio Carlos Gomes, versão com a Orquestra Ouro Preto, com regência de Silvio Viegas. Salvator Rosa – Sinfonia (Overture), composição de Carlos Gomes, versão com a Minas Gerais Philharmonic Orchestra & Fabio Mechetti.
Figurino: Laviandanse (Figurinos solistas, calças e saias do grupo); Edméia Evaristo (confecção dos corpetes do grupo)
Bailarinos: 11
Duração: 14 minutos e 44 segundos
A Morte do Cisne (2019)
Coreografia: Lars Van Cauwenbergh, inspirado na obra de Michel Fokine (1880-1942)
Músicas: O Cisne, extrato do Carnaval dos Animais (1866) (Camille Saint-Saëns 1835-1921)
Iluminação: Wagner Freire
Figurino: Marilda Fontes
Casa Flutuante (2024)
Coreografia: Beatriz Hack
Músicas: Boi nº1, Foli Griô Orquestra com Cacau Amaral; Nordavindens Klagesang, de Vàli; Giardini Di Boboli, de Manos Milonakis feat. Jacob David e Grégoire Blanc; Encruzilhada, de Tulio; e Marie, de Cristobal Tapia De Veer – mixagem por Renan Lemos.
Figurinos: Balletto
dos SANTOS (2024)
Coreografia: Alex Soares
Músicas: Matais de incêndios, anônimo, interpretado por Vox Brasiliensis e Ricardo Kanji; Partita for 8 voices, No.4 Passacaglia, Caroline Shaw, interpretada por Brad Wells e Roomful of Teeth; Final Parade, Felix Rösch; Obstacle Course, Christophe Zurfluh
Figurino: Cassiano Grandi
Iluminação: Wagner Freire
Ataraxia (2025)
Coreografia: George Céspedes
Assistência de Coreografia: Aymara Rodrigues
Músicas: Trilha original de George Céspedes; Count To Six And Die (The Vacuum Of Infinite Space Encompassing), de Marilyn Manson e John Lowery, The Golden Age Of Grotesque, de Brian Warner e Tim Skold, ambas interpretadas por Marilyn Manson; Candil De Nieve, de Raúl Torres, interpretada por Pablo Milanés.
Figurino: Marco Lima
Iluminação: André Boll
*Atenção: a obra apresenta cena com efeito estroboscópico que pode afetar espectadores fotossensíveis.
SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA
A São Paulo Companhia de Dança se destaca pela sua versatilidade e inovação, desde sua criação em 2008, pelo Governo do Estado de São Paulo. Gerida pela Associação PróDança, é dirigida por Inês Bogéa. Reconhecida pela crítica como uma das mais prestigiadas companhias da América Latina, seu repertório abrange tanto criações exclusivas, quanto remontagens de grandes obras da dança mundial. Com apresentações que atravessam fronteiras, a Companhia leva sua arte a diversos públicos, tanto no Brasil, quanto no exterior. Já foi assistida por um público superior a 2 milhões de pessoas em 22 diferentes países, passando por cerca de 180 cidades em mais de 1.300 apresentações, acumulando mais de 50 prêmios e indicações nacionais e internacionais. Além disso, ações educativas e projetos voltados à preservação e difusão da memória da dança são parte essencial de sua missão, perpetuando esse legado cultural para as futuras gerações. São Paulo Companhia de Dança: excelência que inspira, movimento que transforma.
DIREÇÃO ARTÍSTICA | Inês Bogéa é uma líder multifacetada na dança e na educação, com vasta experiência na gestão, criação e implementação de projetos culturais, sociais e educacionais de grande impacto. Desde 2008, atua como Diretora Artística da São Paulo Companhia de Dança, criada pelo Governo do Estado de São Paulo, onde já dirigiu mais de 1.300 espetáculos em 22 países e recebeu 38 prêmios e indicações internacionais. É Diretora Artística e Educacional da São Paulo Escola de Dança, criada pelo Governo do Estado de São Paulo, que se destaca pela inclusão social e formação de mais de 1.300 estudantes, sendo 50% oriundos de vulnerabilidade social. Colaboradora regular em veículos como a Revista CONCERTO é cocriadora da coluna ‘Dança em Diálogo’. Na área acadêmica, leciona na USP e na FURB. Foi responsável por iniciativas inovadoras, como o curso Dança para Educadores do Sesc-SP e a Mostra Internacional de Dança de SP, em parceria com o Itaú Cultural. Reconhecida com a Medalha Tarsila do Amaral, foi também nomeada pela Critic’s Choice of Dance Europe e condecorada com o título de Chavalière de L’Ordre des Arts et des Lettres pelo Ministério da Cultura Francês.
SÃO PAULO ESCOLA DE DANÇA